Pergunta
Nosso Amigo Internauta solicitou que seu nome e seu questionamento não fosse publicado em nossa homepage,
Resumidamente o mesmo questionava a compra do modelo GM Celta e outras opções no segmento dos carros de entrada (motores 1.0)
Grato,
Amigo internauta
Resposta
Caro Colega,
Vamos te solicitar que na próxima nova consultoria você faça sua pergunta via endereço do site (www.automoveldicas.com.br). Entenda que neste negócio de Internet precisamos do registro de vosso acesso em nosso site.
Vejamos agora as suas considerações:
Inicialmente vale lembrar que existe uma grande oferta das chamadas promoções corporativas, onde os fabricantes entram alavancando os seus negócios e muitas vezes ofertando juros subsidiados. Nesta final de semana a Ford oferecida 0,5% para a linha Fiesta, A Fiat oferecia 0,9% para alguns modelos de seus veículos, a VW oferecia 0,48% para o Gol Special, e a GM oferecia 0,48 para a linha Celta e Novo Corsa.
O que vale aqui é considerar que este tipo de financiamento é válido, ainda que entrada represente na maioria das vezes 50% do valor do bem e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais, as taxas oferecidas são bem razoáveis para a compra de um bem, durável.
Vejamos agora as suas considerações:
Em 2001 sempre referenciamos o Peugeot 206 como a melhor opção no segmento dos carros populares. Em 2002 com os novos lançamentos ocorridos (Novo Fiesta, Novo Polo, Novo Corsa) este cenário mudou um pouco. Ainda assim a modelo Peugeot em nossa opinião aparece na terceira opção de compra, perdendo apenas para o Polo e o Fiesta.
Você referenciou dois modelos de veículos que apesar de ambos possuírem motorização 1.0, existe também uma segmentação neste mercado.
Existe os carros de entrada:
# Fiat Uno, Gol, Special, Fiesta Street, GM Celta, etc,etc. Com certeza dentro deste segmento o Celta é a melhor opção de compra. Em 2002 foi o terceiro veículo mais vendido e quando a GM lançou a versão de quatro portas tratou de equipa-lo com um novo motor de 70CV.
Segmento intermediário:
# Gol geração III, Renault Clio, Peugeot 206, Fiat Palio, GM Corsa antigo, etc,etc. Não há dúvidas que o modelo Peugeot 206 é o campeão desta categoria.
Segmento mais completo:
# Novo Polo, Novo Fiesta, Novo Corsa e alguns modelos já existentes mais completos. Indiscutivelmente Fiesta e Polo representam as melhores opções de escolha na faixa dos populares mais caros. A decisão seria para uma escolha pessoal em relação ao veículo, pois ambos representam o que há de mais moderno na industria automotiva nacional.
Em relação ao Peugeot 206, vale lembrar que o mesmo é “made in Brasil” e que o fabricante vem a cada dia nacionalizando ainda mais o seu produto. Parte do sucesso do fabricante com o mesmo devesse principalmente a este processo, considerando a oferta do produto a preços bastante competitivos.
GM Celta:
Vejamos os números de vendas do modelo:
Ano 2000:
GM Celta: 21.444 unidades vendidas
Ano 2001:
GM Celta: 90.159 unidades vendidas
Ano 2002:
GM Celta: 110.573 unidades vendidas
Pelos números acima já da para observar que o modelo pretendido vem numa ascendente de vendas e parte da justificativa deste sucesso, devesse ao novo motor, novo modelo de 4 portas e a possibilidade de vendas via internet em condições financeiras mais favoráveis.
Vejamos algumas especificações técnicas do modelo:
Chevrolet Celta 4 portas:
Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 70CV a 6.400 rpm
Torque: 8,8 kgfm a 3.000 rpm
Consumo estrada: 17,7 km/l
Consumo cidade: 13,3 km/l
Transmissão: câmbio manual de cinco marchas
Tração dianteira
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Direção: hidráulica (opcional), pinhão e cremalheira
Carroceria: dois volumes tipo hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 3,75 m
Largura: 1,61 m
Altura: 1,43 m
Peso: 870 kg
Rodas: 13 x 4,5
Pneus: 165/70 R13
Suspensão dianteira: independente tipo Mc Pherson, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora
Suspensão traseira: semi-independente, eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores pressurizadosFonte (especificações): Revista Motor Show Edição 232 Julho / 02.
Se você está preocupado com exposição a roubos e assaltos talvez o modelo GM seja mais apropiado para a sua utilização. Com certeza o risco no carro Peugeot seria maior e neste sentido os custos de seguros devem estar associados a este maior fator de risco.
Não existem ressalvas em relação à compra do modelo Celta. Dante de tudo que você indicou (carros 1.0, baixo investimento, menor exposição a roubos e assaltos, etc,etc) o produto GM atende bem estas expectativas.
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento